IMPACTO DA DURAÇÃO DOS TEMPOS LECTIVOSNA DINÂMICA DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA

Com este estudo, procurou-se averiguar se existe alguma relação entre a aglutinação de tempos lectivos (aulas de 100 minutos) e as práticas pedagógicas de sala de aula por parte dos professores, mais concretamente se nas situações de aglutinação as aulas se tornam mais dinâmicas e interactivas. Assim, mediante o recurso de uma grelha de observação, observaram-se as práticas educativas de dois grupos de professores que leccionam alunos do 6º ano de escolaridade de duas escolas distintas, sendo que, numa das escolas se verificou a condição de aglutinação de tempos lectivos (condição já anterior à investigação), enquanto que na outra escola as aulas tinham a duração habitual de 50 minutos. A análise dos resultados permitiu-nos constatar uma diferença muito significativa de comportamentos dos professores em ambas escolas, sugerindo aulas mais dinâmicas e maior uso de equipamentos e outros recursos pedagógicos por parte dos professores na condição de aglutinação dos tempos lectivos.


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