A (IN)DISCIPLINA NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DE ACTUAÇÃO

Problemas de disciplina e controle na sala de aula desde sempre preocuparam os professores. Ninguém será certamente capaz de delimitar um período no tempo, em que o comportamento dos alunos não constituisse fonte de preocupação ou ansiedade para os professores. Estes sempre tiveram que travar uma luta contra a falta de atenção, responsabilidade, confiança, contra o desafio e impertinência. Numa breve revisão da literatura, facilmente se constata que uma grande maioria das investigações se centra sobre o desenvolvimento e dificuldades dos adolescentes mas raramente se oferecem aos professores directrizes específicas no sentido de lidarem mais eficazmente com o comportamento dos alunos. Estudos recentes demonstram que uma grande maioria dos professores referem ter aprendido a lidar com os seus alunos in locus, por tentativa e erro, dado que pouco ou nenhum conhecimento e treino sobre dinâmica de grupos lhes foi ministrado ao longo dos anos de formação. Será, pois, neste contexto que se procurará perspectivar algumas estratégias de intervenção, mais centradas no professor ou no aluno, de modo a contribuir para a promoção do desenvolvimento integral do adolescente.


Login