APRENDER A APRENDER O QUÊ ?CONTEÚDOS E ESTRATÉGIAS

O sistema escolar tem dificuldades em acompanhar a explosão de conhecimentos nas diversas áreas do saber e para as superar tem sido ressaltada a importância de orientar os estudantes para métodos de aprender a aprender mais profundos e eficazes. Este artigo tenta analisar as seguintes questões: (1) O frequente desconhecimento das estratégias de aprendizagem mais adequadas; (2) A heterogeneidade do conhecimento escolar e a vantagem de desenvolver estratégias próprias; (3) Caracterização mais precisa de métodos de estudo, métodos de aprendizagem e métodos de aprender a aprender; (4) A dificuldade de transferência de estratégias adquiridas para novas situações; (5) A idade de treino mais aconselhável das estratégias de aprendizagem. O sistema escolar deve habilitar os estudantes com estratégias de processamento da informação cada vez mais sofisticadas, mas estes só reconhecerão a vantagem de as aplicar e de se submeter ao treino esforçado por elas exigido, se os conteúdos das disciplinas forem suficientemente extensos, ou se os graus de ensino posteriores forem fortemente competitivos para exigir a sua iniciação e aplicação.