Instruções aos Autores

1. A revista aceita artigos originais no domínio da investigação psicológica, da educação, da cultura, da sociologia e outras áreas afins. Os autores deverão expressamente declarar na carta ao Diretor que o artigo é original e que não foi objeto de qualquer publicação anterior. Os artigos serão objeto de avaliação por especialistas doutorados nas áreas respetivas.

2. A revista publica dois números por ano, o 1º em maio e o 2º em dezembro. O prazo limite para publicação no número de maio é 31 de janeiro e no número de dezembro é 31 de julho. Nas primeiras quinzenas de março ou de outubro os autores serão informados da aceitação ou não do artigo, das correções a introduzir e do envio de uma disquete com a versão final corrigida.

3. Os artigos a submeter devem ser enviados para o endereço de e-mail disponibilizado nos contactos e por norma não devem exceder 20 folhas A4 redigidas a 2 espaços. A 1ª folha deve conter o título, o nome dos autores, a instituição e o endereço para correspondência. A 2ª folha deve incluir o resumo e as palavras-chave em português. A 3ª folha e seguintes incluirá o corpo do artigo que deverá concluir com uma listagem ordenada das referências bibliográficas citadas. Na folha a seguir às referências seguem-se por ordem as notas, os quadros, as figuras e diagramas. A última folha incluirá a versão em inglês do título, instituição, resumo e palavras-chave para efeitos de indexação em bases de dados internacionais. O resumo em português e em inglês não deve exceder as 120 palavras. Os autores devem evitar o «bold» e os sublinhados no texto e reduzir ao mínimo as notas de pé-de-página.

4. Os títulos e secções do artigo não devem ser precedidos por números, têm maiúsculas na 1ª letra das palavras e seguem o formato seguinte: 1ª ordem: Tipo normal, centrado; 2ª ordem: Tipo normal, indexado à esquerda; 3ª ordem: Tipo normal, indexado ao parágrafo; 4ª ordem: Tipo itálico, indexado ao parágrafo.


5. A referenciação bibliográfica deverá utilizar as normas da APA, considerando simultaneamente o Publication Manual of the American Psychological Association (2001) - 5ª edição e o APA Stude Guide to Electronic References (2007).
Exemplos:
 ARTIGO EM REVISTA CIENTÍFICA
        Wear, E. (1990). A science lecture. American Scientist, 92, 586-596.

LIVRO
       Anderson, F. J. (1977). An illustrated history. New York: Columbia University Press.

LIVRO COM EDITORES
         Gilliam, H. S., & Hart, L. N. (Eds.). (2000). Academic work. New York: Preston Press.

 CAPÍTULO DE LIVRO
         Gardener, E. D., Miner, E., & Royans, G. D. (1988). Science. In S. Neville & L. Bow (Eds.), 18th Century England (pp. 327-384). London: Longman.

DOCUMENTO ONLINE (numa página web)
       Shaw, R. (2002). Customer Relationship Management [Versão Electrónica]. Gartner, Inc. Obtido a 22 de Abril de 2008, de http://facweb.cs.depaul.edu/nsutcliffe/450Readings/Customer%20Relationship%20Management%20Overview.html.

6. Os Quadros e as Figuras devem ser sequencialmente ordenados em numeração árabe ao longo do texto. A legenda do Quadro deve estar escrita por cima e a da Figura ou Diagrama por baixo.

7. Os artigos são da inteira responsabilidade dos seus autores. Os artigos aceites para publicação ficam propriedade editorial da Revista. Qualquer reprodução integral ou parcial dos mesmos apenas pode ser efetuada após autorização escrita do Diretor.

LIVROS RECEBIDOS E RECENSÕES

Em todos os números se apresentará a lista dos livros enviados a Psicologia, Educação e Cultura.

Quando os autores/editores desejem a publicação de recensões, deverão submeter ao Conselho Editorial dois exemplares das obras em causa. O Conselho Editorial, no entanto, não se obriga a publicar recensões de todas as obras que lhe sejam enviadas com esse objetivo.


Login