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Instituto Superior Politécnico Gaya                                                     Psicologia, Educação e Cultura
                  www.ispgaya.pt                                                                                       pec.ispgaya.pt


                  vitais do ser humano e não para atender a lógica mercadológica do sistema capitalista (Almeida &

                  Xavier, 2021; Viana, 2021).

                         A  realidade  do  dia  a  dia  é  dura  para  muitas  crianças  e  adolescente  que  se  encontram

                  excluídas da cadeia produtiva. É esperado que elas expressem sentimentos de raiva, dor e angústia
                  nos  espaços  educativos  dos  quais  participam.  Quando  essas  manifestações  afetivas  não  são

                  manejadas de forma assertiva, o processo de aprendizagem dos alunos fica comprometido (Danielli,
                  2017). Nesse sentido, a proposta pedagógica de Henri Wallon (2007; 2008) sobre a relação entre a

                  afetividade  e  cognição,  se  apresenta  como  um  caminho  interessante  para  transformar  nossas
                  práticas educativas. Segundo essa proposta, criar situações protegidas para o aluno expressar o que

                  está sentindo libera a função cognitiva para a aprendizagem.

                         Este artigo apresenta os resultados da ação pedagógica realizada em um projeto social de

                  educação através do esporte, no qual uma equipe interdisciplinar de educadores utilizou o cuidado
                  e o acolhimento como método de intervenção para as demandas apresentadas por alguns alunos.

                  Essa intervenção foi realizada pela primeira vez no ano de 2014. Apesar da demanda disparadora
                  para essa intervenção ter acontecido no ano de 2014, essa intervenção é replicada ainda hoje,

                  somando  aproximadamente  oito  anos  de  trajetória.  Esse  artigo  consiste  em  um  relato  de
                  experiência dessa intervenção original.

                         O  objetivo  dessa  ação  foi  oferecer  uma  atenção  individual  aos  alunos  que  estavam

                  desmotivados a participar das oficinas oferecidas pelo projeto e com dificuldades de se relacionar

                  com os colegas. As intervenções propostas pelos educadores foram muito semelhantes à proposta
                  de intervenção da Gestalt-Terapia para os casos de sofrimento. A Gestalt-Terapia é uma teoria que
                  tem  o  cuidado  e  o  acolhimento  como  a  principal  forma  de  intervenção  para  os  casos  que

                  apresentam um sofrimento clinicamente significativo. Esse método tem o objetivo de acompanhar

                  e oferecer suporte ao sujeito, até que ele possa se restabelecer e retomar suas ações (Müller-
                  Granzotto & Müller-Granzotto, 2013). Oferecer uma morada solidária e garantir um espaço de

                  escuta  para  o  aluno  que  está  vivenciando  sentimentos  de  sofrimento,  resgata  a  dimensão  da
                  humanidade nas propostas educativas e favorece os processos de ensino-aprendizagem (Rinaldi &

                  Santos, 2021).



                         A Educação e as Desigualdades Sociais no Brasil


                         Apesar dos indicadores apontarem avanços nos últimos vinte anos, a desigualdade social
                  em nosso país ainda é abissal. As estatísticas da desigualdade são assustadoras: O Brasil ocupa a
                  21ª posição na lista da maior taxa de pobreza do globo. Atualmente o total de pessoas na situação




                  Psicologia, Educação e Cultura       .   Vol. XXV, Nº  2     .    Setembro de 2021     8
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