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Instituto Superior Politécnico Gaya                                                     Psicologia, Educação e Cultura
                  www.ispgaya.pt                                                                                       pec.ispgaya.pt



                  AFETIVIDADE E EDUCAÇÃO: ACOLHIMENTO E CUIDADO COMO ESTRATÉGIA
                                                      PEDAGÓGICA




                                                                         1
                                                  Eduardo Pereira Alves
                                                Charlene Fernanda Thurow ¹




                                                          Resumo


                  Este artigo apresenta uma reflexão sobre a desigualdade social histórica do país e seu impacto nos
                  processos  de  ensino  e  aprendizagem  para  crianças e  adolescentes.  Além  disso,  versa  sobre  as

                  contribuições de Henri Wallon em contextos educativos e a valorização da afetividade nos cenários
                  educativos.  Nesse  sentido,  apresenta  os  resultados  das  estratégias  pedagógicas  de  cuidado  e

                  atenção  elaboradas  para  acolher  às  manifestações  afetivas  dos  alunos  que  participam  de  um
                  projeto social de educação através do esporte. Por fim, faz uma leitura teórica desses resultados a

                  partir dos pressupostos da Gestalt-Terapia sobre a dimensão da humanidade na relação entre aluno
                  e educador, refletindo sobre a necessidade de garantia de espaços de escuta acolhedores para

                  sentimentos e sofrimentos dos estudantes.


                  Palavras chave: Desigualdades Sociais; Afetividade; Cognição; Educação; Gestalt Terapia.



                         Introdução

                         A  desigualdade  social  em  nosso  país  tem  sido  fonte  de  sofrimento  para  milhares  de

                  brasileiros que vivem em situações econômicas desfavoráveis. Um dos desafios da educação é

                  formar cidadãos com conhecimento e capacidade de provocar transformações sociais para mudar
                  esse quadro de exclusão. Para isso, seria necessária uma reforma no pensar e no fazer pedagógico
                  da nossa educação, que pudesse democratizar o conhecimento e fundamentá-lo nas necessidades








                  1  Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

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                  Psicologia, Educação e Cultura       .   Vol. XXV, Nº  2     .    Setembro de 2021     7
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