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Instituto Superior Politécnico Gaya                                                     Psicologia, Educação e Cultura
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                  públicas  mais  eficientes  no  que  diz  respeito  à  oferta  de  oportunidades,  assim  como  melhores

                  condições sociais para o desenvolvimento do processo de adolescer para essa população.

                        Um outro artigo intitulado «Mapeamento da cultura de aprendizagem dos gestores em uma

                  empresa do ramo de fertilizantes» apresenta um estudo em que se pretende mapear a cultura de
                  aprendizagem  com  ênfase  nas  práticas  institucionais  com  foco  nos  valores  e  práticas

                  organizacionais. Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva, para a qual foram aplicados os
                  instrumentos QCAO e IBACO, aplicados a 177 líderes de uma organização do ramo de fertilizantes

                  nos estados de Minas Gerais e Goiás, Brasil. Para o processamento dos dados utilizou-se o software
                  SPSS.  O  mapa  da  cultura  de  aprendizado  destes  líderes  mostra  um  equilíbrio/proximidade,

                  indicando que estes líderes percebem que contribuem com o aprendizado da organização de forma
                  frequente.  Quanto  ao  mapa  de  cultura  organizacional,  os  líderes  da  organização  apresentam

                  práticas voltadas para a integração externa, com foco no planejamento de estratégias que atendem
                  os stakeholders, principalmente, os clientes externos.


                        O nono artigo intitula-se «Comunidades terapêuticas e projetos de sujeito em usuárias de
                  substâncias psicoativas», e apresenta um estudo que analisa a constituição de projetos de sujeito

                  numa Comunidade Terapêutica religiosa que atua no tratamento e recuperação de usuárias de
                  substâncias psicoativas em um município do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil. É uma pesquisa

                  exploratória  com  procedimentos  de  campo  e  abordagem  qualitativa  que  utilizou  como
                  instrumentos de coleta de dados entrevistas grupais informais, observação participante e diários

                  de  campo.  Participaram  desse  estudo  vinte  e  sete  mulheres  residentes  em  tratamento  na
                  instituição.  Para  a  análise  e  interpretação  do  material  empírico  produzido  foi  utilizado  os

                  entendimentos  de  Michel  Foucault  sobre  poder  disciplinar  como  função  analítica.  As  análises
                  indicam  que  operam  um  conjunto  de  técnicas  disciplinares  na  constituição  de  determinados

                  projetos de sujeito adequados as premissas de ordem social.









                  O diretor da revista de Psicologia, Educação e Cultura

                  José Carlos Morais








                  Psicologia, Educação e Cultura       .   Vol. XXV, Nº  2     .    Setembro de 2021     6
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